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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de canais de comercialização e distribuição de açúcar mascavo: estudo de caso em uma associação
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the commercialization and distribution channels of the brown sugar: a case study in an association
Autor(es): Durán Rojas, Elvira
Primeiro Orientador: Perez, Ronaldo
Primeiro coorientador: Pereira, José Antonio Marques
Segundo coorientador: Lírio, Viviani Silva
Primeiro avaliador: Silva Júnior, Aziz Galvão da
Segundo avaliador: Ramos, Afonso Mota
Terceiro avaliador: Vieira, José Geraldo Vidal
Abstract: Considerando que a transformação da matéria-prima gera valor para os agricultores familiares, além de o Estado de Minas Gerais caracterizar-se pelo bom desempenho do setor canavieiro na produção de cana-de-açúcar, os produtores familiares do município de Visconde do Rio Branco, por tradição, vêm produzindo açúcar mascavo e necessitam fortalecer esse setor. Como um aporte a isso, este trabalho objetivou avaliar as diferentes formas de distribuição do açúcar mascavo pela ARPRAM (Associação Riobranquense de Produtores de Rapadura, Açúcar Mascavo, Aguardente e Melado), identificando os principais atributos inerentes, as facilidades e dificuldades e propondo alternativas para melhorar a eficiência desse processo. Para isso, nos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva; as técnicas adotadas foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Foram entrevistados: 12 produtores familiares, o presidente da ARPRAM, 28 representantes do mercado atacadista e varejista, além de cem consumidores, para avaliar a aceitação do produto. Como a amostra contou com os principais envolvidos na distribuição de açúcar mascavo, incluindo os consumidores finais domésticos, foi possível identificar os canais atualmente utilizados pela ARPRAM, os principais intermediários inseridos na distribuição do açúcar mascavo e os requisitos exigidos por cada intermediário. Além disso, foram realizadas análises de colorimetria de amostras de açúcar mascavo com parte dos envolvidos na pesquisa, sendo constatado que o açúcar mascavo não possui padronização em termos da cor, o que pode dificultar a distribuição em diferentes nichos de mercado. Com base em tais informações, concluiu-se que os principais canais de distribuição do açúcar mascavo utilizados pela ARPRAM são realizados por intermediários atacadistas e por pequenos supermercados locais, através de vendas diretas. Entre os principais indicadores para que os intermediários aceitem o açúcar mascavo estão a qualidade, o preço, a cor, a confiabilidade na entrega e o volume disponível. Uma possível ameaça para a ARPRAM é a existência no mercado de grandes distribuidores de açúcar mascavo no setor atacadista, conformando suas próprias unidades de produção, razão pela qual a Associação deve-se fortalecer com o trabalho conjunto de seus associados, a organização de sua gestão e a padronização do açúcar mascavo, entre outros.
The Visconde de Rio Branco families are producing brown sugar because of their traditions, considering that the transformation of raw materials give grate value for these rural families, however they need to strengthen that economy sector. This research contribute with that purpose, being its principal objective the evaluation of different distribution forms of the brown sugar by the ARPRAM (Associação Riobranquense de Produtores de Rapadura, Açúcar Mascavo, Aguardente e Melado), identifying the principal attributes inherent, the facilities and difficulties, and in this way proposing alternatives to get a better efficiency of this process. This research was exploratory and descriptive in the methodological procedures, to reach that; the adopted techniques were the bibliographic research and the case study. Was interviewed 12 family producers, the president of ARPRAM, 28 representatives of the wholesale and retail market, besides a hundred of consumer, to evaluate the product acceptation. Finally, was possible to identify the current channels used in the distribution of this product and the requirement of each mediator. A colorimetric analyses was made to the brown sugar samples, which confirm that this product does not have standardization in colour terms, making difficult the distribution to the different markets. Basing on this information can be concluded that the principal distribution channels of brown sugar, used by the ARPRAM, are the mediators and the local small markets through direct sales. The principal approach to accept this product is the quality, the price, the colour, the deliver dependability and the available volume. And a possible threat for ARPRAM is the existence of great distributors in the market of wholesale section, forming their own production units, therefore the Association should strengthen to their associates united work, the organization of its administration and the standardization of this product.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Canais de distribuição
Açúcar mascavo
Family agriculture
Distribution channels
Brown sugar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos
Citação: DURÁN ROJAS, Elvira. Evaluation of the commercialization and distribution channels of the brown sugar: a case study in an association. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/2830
Data do documento: 13-Dez-2007
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